Responsabilidade Social- Conceito / Metas do milênio

METAS DO MILÊNIO

A Declaração do Milênio foi aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000. O Brasil, em conjunto com 191 países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta.

Os objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de oito macro objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade.

A figura representa uma forma de visualizar a convergência dos movimentos da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, mediante diferentes instrumentos de gestão que foram incorporando aspectos de cada um deles com diferentes objetivos.

CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

O conceito da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) do escritório MARCELO GOMES FREIRE ADVOGADOS ASSOCIADOS está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

De modo mais simples, podemos dizer que a ética nos negócios ocorre quando as decisões de interesse de determinada empresa também respeitam o direito, os valores e os interesses de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são por elas afetados. Assim, uma empresa pode oferecer o melhor produto ou serviço imaginável para seus consumidores e clientes, mas não estará sendo ética em suas relações com a sociedade se, por exemplo, no desenvolvimento de suas atividades não se preocupar com a poluição que gera no meio ambiente.

Transparência é outro conceito que muito tem a ver com ética; e sua falta na condução dos negócios pode prejudicar não só clientes e consumidores, mas também a própria empresa. Se ela sonega, por exemplo, uma informação importante sobre seus produtos e serviços poderá ser responsabilizada, mais tarde, por omissão.

Responsabilidade Social Empresarial, portanto, diz respeito à maneira como as empresas realizam seus negócios: os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos com os quais interagem.






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